terça-feira, 7 de maio de 2013

Mealhada apresenta Plano de Ação da Agenda 21 Local

A Câmara Municipal da Mealhada vai apresentar o Plano de Ação da Agenda 21 Local para o concelho no próximo dia 21 de maio, pelas 17h, na Biblioteca Municipal. Um documento que identifica as estratégias, os objetivos e um conjunto de ações e metas a alcançar, com vista à qualificação do ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável do concelho. Neste plano, já estão identificadas as medidas de intervenção a realizar, os meios e os instrumentos necessários e as entidades a envolver em cada ação.


Depois de várias reuniões sobre a matéria, de constituídos grupos de trabalho, de workshops para discussão e participação pública, outros para definir as ações a implementar e muitas mais iniciativas, chegou a altura de apresentar o Plano de Ação da Agenda 21 Local do Concelho da Mealhada. Um documento que identifica as estratégias, os objetivos e um conjunto de ações e metas a alcançar para cada uma das áreas prioritárias de intervenção identificadas, que são: Dimensão institucional, Redes e Parcerias; Turismo e Marca Mealhada; Território e Ambiente; Dimensão Social e Participação Cívica.

Com o Plano de Ação pretende-se, pois, priorizar a implementação das respetivas ações, permitindo uma calendarização compatível com os recursos existentes e disponíveis. Para cada ação serão identificadas medidas de intervenção mais concretas que devem acompanhar a operacionalização de cada ação e serão ainda identificados, sempre que possível, os meios e instrumentos existentes e/ou a mobilizar, bem como identificadas as possíveis entidades a envolver na operacionalização das respetivas ações.

A apresentação do Plano de Ação da Agenda 21 Local do Concelho da Mealhada é um momento decisivo neste processo levado a cabo pela Câmara Municipal da Mealhada e o Instituto do Ambiente e Desenvolvimento (IDAD) da Universidade de Aveiro, onde se pretende afirmar a Mealhada como um concelho de referência em termos de sustentabilidade e qualidade de vida, suportado na dinamização do património turístico e gastronómico, e numa aposta contínua no conhecimento, inovação, eficiência e qualidade ambiental, promovendo a participação cívica e a cidadania.

Sem comentários:

Enviar um comentário