terça-feira, 4 de outubro de 2011

1º Workshop da Agenda 21 Local da Mealhada

Decorreu no passado sábado, dia 1 de Outubro, o primeiro workshop sobre a implementação da Agenda 21 Local no concelho da Mealhada, com o tema Visão de Futuro para a Mealhada – Que prioridades?

Participaram nesta sessão cerca de 80 pessoas, representando vários agentes locais nos quais se destacam a Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Agrupamento de escolas, Associações Empresariais, Associações Desportivas e Culturais, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Grupos de Jovens, Escuteiros, Bombeiros, Unidade de Saúde, Empresas, etc.

Na abertura foi efectuada uma apresentação preliminar de diagnóstico contendo dados do inquérito à população, onde foi possível efectuar uma primeira compilação dos principais aspectos positivos e a melhorar no concelho, o que melhor distingue a Mealhada e os locais considerados mais emblemáticos pela população.

Numa fase posterior deste encontro, desenrolaram-se sessões de trabalho em grupo permitindo a participação activa das diferentes partes interessadas no processo. Para o efeito, os participantes foram distribuídos em 10 grupos, onde foi visível a cooperação num ambiente de trabalho informal e participativo dos diversos agentes locais.

No primeiro momento de trabalho foi solicitada a identificação de pontos fortes e acções para os potenciar, bem como pontos fracos e medidas para os minimizar. Os principais pontos fortes identificados foram a riqueza paisagística, oferta e potencial turístico (Luso, Buçaco), gastronomia, localização geográfica e as acessibilidades. Os principais aspectos a melhorar passam pela oferta de transportes públicos, participação cívica, qualidade dos centros urbanos, poluição e ambiente (odores, linhas de água e resíduos) e apoio social (terceira idade, etc).

Na segunda parte, foi solicitado aos participantes que identificassem uma visão de futuro para a Mealhada e as prioridades que apoiassem a implementação dessa mesma visão. Neste ponto foi destacado o Turismo associado à marca Mealhada, com a promoção dos seus produtos (pão, água, gastronomia e vinhos), e os recursos naturais e patrimoniais (Luso, Buçaco). Foi igualmente proposta a diversificação da oferta através da implementação de novos modelos de oferta como ecoturismo e turismo integrado. Ainda neste âmbito um dos pontos referidos foi a aposta na criação de um evento com projecção nacional e internacional no sentido de promover a marca Mealhada; o reforço e incentivo da coesão das várias freguesias, no qual se sugeriu a melhoria da mobilidade (transporte público, ciclovia), dinamização e trabalho em rede das várias valências de apoio sociocultural no desenvolvimento de actividades em prol do concelho; aposta na reabilitação urbana (aproveitamento do património edificado existente e melhoria do desenho urbano existente). Outro tópico abordado foi a aposta no atracão de indústrias menos poluentes, bem como de indústrias de base tecnológica e finalmente, a necessidade de apostar na melhoria da cidadania, ao nível da participação pública, educação e sensibilização ambiental.

O encontro terminou com uma sessão plenária na qual foram apresentados os resultados dos trabalhos de grupo e se debateu a visão de futuro para o município.